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Governo do ES reduz despesas com suspensão do envio de contracheques a servidores ativos

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contrachequeA Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) pretende economizar R$ 850 mil por ano com a suspensão do envio de contracheques via correio aos servidores do Poder Executivo Estadual. A medida será adotada a partir do mês de fevereiro deste ano, mas vale apenas para profissionais ativos da administração direta – inativos e pensionistas não serão afetados.
 
A consulta aos contracheques de 55 mil servidores será feita exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Servidor – www.servidor.es.gov.br. Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky, a mudança traz modernização à gestão pública.

“O desafio constante do Governo é buscar inovações que tornem a gestão mais eficiente, preferencialmente com ações modernas e sustentáveis. O contracheque online é uma ferramenta segura e ágil, que trará economia para os cofres públicos”, argumentou.

Novo Portal do Servidor

A suspensão do envio de contracheques impressos só foi possível graças à reformulação do Portal do Servidor realizada pela Subsecretaria de Recursos Humanos da Seger. O espaço ganhou mais segurança, novos serviços online – como consignação, informe de rendimentos e acesso a detalhes da vida funcional – e desde janeiro de 2013 emite contracheques autenticados.

O contracheque, mesmo quando impresso em casa, passou a receber um código para futuras verificações em bancos e estabelecimentos comerciais. Com o código de autenticação, será possível comprovar a veracidade dos dados impressos por meio da internet, na seção "Validação de Documentos" do Portal do Servidor – www.servidor.es.gov.br.

Para continuar recebendo

Servidores que desejam continuar recebendo o documento em casa poderão solicitar a entrega, a partir de fevereiro, por meio dos RHs ou pelo Portal do Servidor – www.servidor.es.gov.br. Após entrar no site com número funcional e senha, o servidor deverá adotar o seguinte procedimento:

- acessar o menu “Serviços”;
- clicar na opção “Contracheque – Remessa Via Correios”;
- marcar “Sim”, para continuar recebendo o contracheque;
- salvar a opção escolhida no botão “Salvar”.

Solicitação de Senha

Os servidores que ainda não possuem senha de acesso para o Portal do Servidor podem solicitá-la por meio do próprio site, no botão “Criar/Lembrar Senha” (acessível apenas aos servidores que têm e-mail funcional ou e-mail pessoal cadastrado no setor de RH) ou por meio da Central de Atendimento ao Servidor ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).
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